Wednesday, July 30, 2008

São todos sacanas!?

Há séculos se discute o que torna os homens diferentes das mulheres. E o que fazer para diminuir essa diferença.
Nunca vi problema nisso. Pelo contrário. Graças a Deus que somos diferentes, porque se fossemos iguais, não haveria nada para ser complementado. A auto-suficiência soa tãããão chata.
O meu problema é outro, e esse eu nunca vi ninguém discutir. Porque até os homens mais bacanas são sacanas? Será que eles só são sacanas comigo, ou isso é do comportamento masculino?
Calma, antes de vocês começarem a listar um milhão de casos em que os meninos foram sacanas com as meninas, eu explico.
Não costumo me envolver com aquilo que muitas mulheres consideram o homem ideal: o cafajeste. Pelo contrário, gosto dos caras honestos e leais. Os que saem pra jogar bola, que viajam a trabalho, que vão pro bar com os amigos, mas nunca esquecem do respeito pela namorada. Nunca tive dúvidas com relação ao caráter deles.
Mesmo sendo honestos, atenciosos, carinhosos e bons caráteres, eles acabaram sendo sacanas comigo. No fim, eles acabam me magoando, me fazendo sofrer, me causando crises imensas, mesmo sem terem noção do que a atitude deles estava me causando.
Pra não prolongar muito texto, vou escolher só um exemplo.
E ele é inteligente, culto, interessante, carinhoso (quando quer), bonito, e tem aquela manha que derrete as mulheres (o tal Mr. Big de alguns textos atrás).
Por alguma razão inexplicável, acabamos nos envolvendo. Por razões mais do explicáveis, o nosso relacionamento estagnou. E chega uma hora que ou vai ou racha.
Decidimos (eu até estava me preparando pra isso, mas ele foi mais rápido) que o melhor era nos afastarmos – como um casal. Porque como amigos, nunca estivemos tão próximos. Eu, como sempre, concordei. Tenho esse problema sério, uma dificuldade absoluta de dizer não para as coisas que eles pedem. Não costumo dizer não para nada, mesmo que isso me incomode profundamente.
Mas o que distingue uma relação da outra?
Faço um esforço tremendo pra fingir que não sinto. Mas a verdade é que ele sabe que gosto dele, que tenho sentimentos. Quanto a ele, não posso dizer o mesmo. Aliás, o que posso dizer? Não tenho idéia.
Nunca mais fui à casa dele. Nunca mais fomos ao cinema. Nunca mais tivemos um jantar romântico. Por outro lado, continuamos nos vendo, nos falando quase que diariamente, trocando e-mails e mensagens, nos preocupando um com o outro. Quando por algum acaso estamos juntos, ele não hesita em me fazer um carinho, um cafuné, em me dar um beijo apertado (na bochecha).
Ele me provoca, e eu caio como uma patinha. Fico esperando a reação, a atitude. Fico esperando ele dizer que sente a minha falta, e que quer tentar de novo. Mas as palavras não vêm.
E tento superar isso, criar um milhão de pensamentos na minha cabeça que me afastem dele for good. Mas ele acaba com esse esforço imenso quando me dá um olhar carinhoso, um carinho mais intenso, um sorriso aberto, quando vem todo fofo me contar alguma coisa que aconteceu na sua vida.
Mas depois, o convite não vem, os carinhos não se prolongam, as situações não são discutidas. E a crise começa outra vez.
Talvez ele seja auto-suficiente de uma companheira e precise só de distrações temporárias. E nessa lista acho que sou a primeira. Nada de que eu me orgulhe.

4 comments:

Lucy Jones said...

Ok, amiguinha... agora é a minha vez de dizer: o problema NÃO é você! Rsrs

Bonito? Discutível. Bom caráter... Também. Tal qual escrevi certa vez, quando a gente cresce, o dualismo de bom/mau, certo/errado, vai ficando menos nítido até que já não sabemos mais de nada.

Gostar já implica bobeira, inocência e concessões... mas gostar de amigo implica proteção acima de tudo. Ou seja... você se mata pra não fazer um amigo sofrer... Por isso que eu digo que paixão e amizade são sentimentos que não vêm junto.

Acho que não preciso nem dizer o que eu penso, né?

Beijos!

Patty Marie Jones said...

Lucy diz q nao precisa dizer o q pensa pq todo mundo jah sabe. Verdade. Jah eu vou dizer simplesmente q, por mais q hesite em admitir, a opiniao dela eh a mais certa nesses casos rs.

Por outro lado, nao sao soh homens q sao sacanas. Mulheres tb sao e muito. Qto mais inseguras, piores. O exemplo eh aquela menininha q namorando ou nao namorando da atencao pra mil caras mas nao fica com nenhum deles... gosta de ser bajulada pq eh insegura. Acho q td mundo conhece alguem assim.

A boa noticia eh isso nao dura pra sempre. Ou a pessoa q tah sofrendo fica puta e corta relacoes ou cansa e p'ara de ser afetada

(soh uma parenteses... ai, amiga... eu fiquei com tanta inveja do seu taaaaaao, todo bonitinho, com todos os ~ nos lugares certos. Nos pcs daqui nao rola nenhum tipo de acento, o q me deixa bem sentida rs)

bjinhs

Lina Jones said...

Não é fácil! Eu sei porque passei exatamente pelo que vc está passando agora, no trabalho. A Lucy sabe. Só consegui prosseguir quando separamos de rumo e mesmo assim foi dificil. Mas, é pra melhor! Acredite! Pq afinal vc merece melhor tbém. Alguém que realmente prolongue todos os carinhos que vc precisa. E, qdo isso acontecer. Pode apostar. Ele vai morrer de ciúmes, mas aí, já vai ser tarde demais.
Beijocas, menina!

Pedritamix said...

Nao consigo entender mtas coisas sobre relacionamenos. QUando acho que esta indo tudo bem, que o caso tera futuro ou que a pessoa nao quer nada com nada, algo acontece e me mostra que eu estava errada. Nao sei o porqu^e das coisas, das mudancas das pessoas, das escolhas que fazem ou mesmo de certas distancias que vao aumentando ate o fim.
A unica coisa que sei (mas que nem por isso consigo seguir a risca) 'e que a gente nao pode ficar perdendo mto tempo analisando as situacoes. Pensar 'e bo sim (paraq tentar entender aos outros e a si memso) mas fcar parado no tempo revivendo momentos findados ou vendo os outros continuarem suas vidas enquanto a gente fica gastando a nossa vida ao perguntar o pq daquilo estar acontecendo.
'E preciso ser mto bem resolvido, forte e independente para ser brinquedinho dos outros, ser a primeira da lista de distracoes. Ok quevc tb aproveia deste relacionamento " na hora do recreio, da brincadeira ludica, mas 'e tenso nao se envolver e querer brincar mais - enquanto o amiguinho quer brincar somente naquela meia horinha de tempo livre.
Nao sei se os habitos do amiguinho podem mudar, mas em vez de ficar na duvida pensando sobre isso, outros trocentos amiguinhos solitarios estao loucos para brincar full time e a gente fica de bobeira perdendo tempo com quem nao quer uma relacao de verdade.
Nao sei, nao sei...nao sou uma pessoa mto bem resolvida pra poder falar sobre isso, so tenho uma palavra pra dizer (alem dessas trocentas que ja escrevi...hahahaha): VIVA!!!