Monday, December 18, 2006

Universos Paralelos

Dizem que quando você acha que todos ao seu lado são loucos, possivelmente o louco é você. Esse é um texto mais ou menos sobre isso. Fala de universos paralelos, esses locais no meio da cidade onde tudo é diferente e quase te faz duvidar de seus próprios valores. Se tudo der certo, esse é só a primeira de muitas baladas analisadas antropologicamente. Para o começo do ano, por exemplo, esperamos um texto da Lana falando do próprio Universo Paralelo, rave de ano novo. Enquanto isso, contentem-se com um ensaio de escola de samba.

Entrar em um ensaio é quase como atravessar um portal. O estilo paulistano de se vestir fica na catraca. A partir daí, ele ganha cores e diminui de tamanho. A primeira sensação de quem chega é o estranhamento, mas cinco minutos depois até se esquece que o mundo não era assim.

Cores fluerecentes, que você acreditava terem morrido nos anos 80, estão presentes por todos os lados, em decoração e roupas de cetim. Micro-saias com ou sem legging por baixo também. Se a calça for branca, melhor. Tudo isso ligado às tais sandálias prateadas e chapéus de malandros, ícones do samba e que persistem em meio às mudanças da moda.

Em poucos lugares há uma confraternização tão grande e de pessoas tão diferentes. Um deles é o campo de futebol. O outro é o ensaio. Mas esse último tem um diferencial. A misciginação não acontece só entre brancos, negros, orientais. Velhos, jovens e crianças, homens, mulheres, hetero e homossexuais convivem em perfeita harmonia. Aliás, é até engraçado ver as bibas desbancando as mulatas no samba.

A bateria toca num ritmo frenético e a multidão canta empolgadíssima o samba-enredo. Corpos suados do calor abafado esquentam ainda mais quando sambam em fila pela quadra da escola - treino para atravessar o sambódromo. Agora dá pra entender o porquê dos trajes reduzidos. Queria eu ter sido mais esperta.

Faltam três meses para o grande dia. Só três meses? Ainda três meses? Difícil dizer. Desde o meio do ano a música estava pronta. Na época apenas como uma das músicas concorrentes. Agora, já decorado como o samba-enredo oficial. As fantasias estão à venda, mas ainda há muito trabalho a ser feito. Muitas voltinhas em torno da quadra. Até lá as pessoas continuam se reunindo em dias estratégicos e horários marcados. Para começar e terminar. Às 22h o portal fecha. Às vezes um pouco mais tarde.

Do lado de fora, o shorts que antes parecia estar de bom tamanho quase não cobre tudo o que deveria. É nesse momento que a magia acaba. Seja bem-vindo de volta. Até o próximo ensaio.

2 comments:

Lucy Jones said...

Puxa, me deu até saudade de sentir aquela pequena invejinha daquela criança que samba como se fivesse nascido pra isso!!! Aiai... e logo eu, que nem mais gostava de carnaval!

Esse universo paralelo é realmente incrível... e divertidíssimo!

bjinhos

Anonymous said...

Que vontade de ir sentir esta energia todaaaaaaaa