Friday, November 24, 2006

Conversas de pub e algumas definições


"Você quer seu nome naquela lousa?"
"Sim, eu quero!"
"Então vai ter que se esforçar mais"

***

Num bar escuro várias pessoas sentadas à mesa conversam bebendo cerveja. A maior parte não se conhece. São dois grupos diferentes. Um time veterano de rugby e um monte de meninas que recém começaram a praticar o esporte - as Jones, as quatro reunidas finalmente - mais um co-coach carioca.

Numa das laterais do bar, dois caras tocam blues. Gaita, voz e guitarra só. O suficiente para tornar o clima ainda mais gostoso. Em cima da mesa, uma jarra de dois litros de chopp está quase no final. Na lousa pendurada acima do bar, os nomes dos recordistas em beber chopp. É nesse momento que entra o diálogo transcrito no início do texto.

"Bebendo desse jeito é impossível de vc entrar na lousa. Agüenta mais? Então acaba esse primeiro".

O homem era um mala. Uma exceção naquela mesa. Mas depois de ter dito que queria entrar na lousa, mesmo que brincando, não podia voltar atrás. Sabia que ele só queria ver a gente bêbada - e ficou decepcionadíssimo ao perceber que a Lucy, que já tinha parado há algumas rodadas, estava bem longe de chegar nesse nível - porém, bebida paga a gente não recusa. Virei o copo e em cinco minutos veio outra jarra pro pessoal da 'Caisssper'.

Tínhamos combinado de ir ao pub pra assistir a final do Mundial feminino. Inglaterra e Nova Zelândia. Mas a gente chega no bar e está passando um jogo masculino. Quando acaba, desligam a TV. É tal a nossa insistência em pedir pro garçom colocar no jogo que chegou aos ouvidos do dono do bar que provavelmente jogávamos rugby. Simpaticíssimo, ele veio até nós, ofereceu uma jarra de chopp por conta do time de veteranos da mesa ao lado. Foi assim que conhecemos o famoso espírito de confraternização rugbeer do qual tanto ouvimos falar. De quebra, tiramos algumas conclusões em relação às posições do rugby. Só três na verdade, o que mostra que precisamos participar de muito mais jogos e confraternizações.

As definições

O moço chato lá de cima é o fly, ou abertura. Metódico, certinho, arrogante. É ele que começa a jogada e talvez por isso esse ar de capitão de time de futebol americano combine tão bem. É preciso no mínimo ser seguro de si. Por coincidência ou não, ele adorou a Lucy... que no nosso time de sevens, mais por capacidade de comando do que por arrogância, é a fly!

Também conhecemos um exemplar que fica num meio termo entre o chato e o leso. Peça essencial tanto para o ataque quanto para a defesa, este é o oitavo homem. Grande, sereno - talvez por causa da bebida sereno até demais - e rápido, o oitavo tem a função de definir a jogada. Numa conversa de bar ele seria aquele cara gente boa, com quem você pode conversar por horas, assuntos legais, mas sem emoções mais fortes. Todo oitavo precisa ter um mínimo de inteligência. Mas tudo isso estou falando por hipótese... sabe o lance da rapidez? Então, o oitavo em questão foi elevado a pilar conforme aumentou de peso... é aquela história, se não corre, derruba.

Por fim, o pilar!!! Classe essa à qual pertencem quase todas as meninas do nosso time, pelo menos espiritualmente. Pilar é aquela pessoa ogra, que não pensa muito, faz trapalhada à beça e acaba resolvendo as coisas pela força. Em exemplos dados no próprio pub, "pilar é o cara que vai pressionar o garçom porque a cerveja não tá chegando. É aquele que vai trocar o pneu do ônibus porque ninguém mais se oferece". Mas também é o mais divertido, o que mais fala besteira, o mais aéreo, perdido... aqui vai uma comparação. Só pra variar eu me perdi pra chegar o bar. Então, comentei que isso é uma atitude típica de pilar. O nosso amigo, bendito entre as mulheres, me corrigiu dizendo "você chegou, não chegou? Um pilar estaria procurando o caminho até agora". Exageros à parte, acho que uma boa definição prum pilar seria o Hagrid, do Harry Potter. Fofo à beça por sinal.

Bem, não entramos na lousa dos recordistas naquela noite. Como em toda competição, é preciso ter alguém controlando desde o primeiro copo e quando a gente viu a lusa já era tarde. Mas combinamos de voltar outro dia. Lana disse que o recorde feminino era de 16 chopps. Relativamente fácil. Principalmente se continuarmos treinando em terceiros tempos. Afinal... ainda falta descobrir a definição psicológica de hooker, meio-scrum, centro e ponta (pelo menos).

6 comments:

Lina Jones said...

Divertidíssima a noite, mt bem escrito o texto, Patty!
Me lembro que insisti à beça no meu papel de pilar, apesar de poucos botarem fé na mesa, e de quebra competi com o dono do bar, o pilar do time deles, para ver quem bebia mais rápido...hehe.. Sensacional!
Espero repetirmos a dose mais vezes..
beijocas,

Lucy Jones said...

ok amiga! Confesso que fui a fly chata que tirou a pilar-iada do local! Mas espero que vcs me vejam mais como oitava então!
Tá certo que o fly era o mais bem arrumadinho... hahaha

sensacional!

bjinhos

Rafael Leal said...

definitivamente precisamos voltar...
excelente o texto, muito bom mesmo, srta. marie, mas cocoach é extremamente cacofático.

quando voltaremos??

beijocas!!

Anonymous said...

Hey, permita que eu dê uma outra definição de posição:

Segunda linha (Locks, números 4 e 5): Notadamente os jogadores mais altos, atléticos, e fisicamente bem preparados do time, eles são os responsáveis pela estabilidade do scrum e pela força de avanço do mesmo. Também, são extremamente velozes, e capazes de conduzir a bola sem dificuldades através das defesas adversárias. Enfim, são a alma de uma equipe de Rugby Union.


Transcrito (com alguma liberdade de interpretação) do link:

http://en.wikipedia.org/wiki/Rugby_union_positions#4._.26_5._Lock


;) Beijos, Srtas. Jones


p.s. - Sério, 2ª Linha é "The Cream of the Crop"

Patty Marie Jones said...

rsrsrs ok... auto-promoção à parte, seu Fábio, cadê a descrição psicológica???

Lina... já t falei ao vivo, mas já q tô respondendo os comentários, vou deixar registrado... não sei como eu pude esquecer da tua competição pra ver bebia mais rápido... aquela cena do pilar virando a caneca sem nem sentir o gosto da cerveja nao vai sair nunca da minha cabeça!!!

Bjinhs

Anna said...

" Você tem uma rola grande? Bom pra você... o meu tem 2 cm, nem faz cosquinha... To nem aí!"

"Pra tomar cerveja desse jeito, eu ficava pensando, como essas mulheres de filme porno enfivam aquilo tudo na boca... Ai eu fui treinar, né?!"